Programa de saúde nas escolas

O (PSE) Programa Saúde naEscola procura integrar as Equipes de Saúde e os Educadores para desenvolver ações voltadas a Promoção e Prevenção em Saúde,proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

As ações são temas pontuais como: Promoção da Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável, Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção das DST/AIDS e Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas.

A meta pactuada foram 887 alunos da rede Municipal e Estadual de Ensino. Participaram desse programa as equipes: Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Equipe de Saúde Bucal (ESB). As mesmas desenvolveram atividades dinâmicas com os educandos: mito e verdade utilizando balões, vídeos educativos para confecção de cartazes e a prova do passa e repassa de perguntas com músicas.

O principal objetivo é transmitir o conhecimento de forma simples e divertida, onde os educandos consigam reter o máximo de informações. Através da colaboração da Secretaria de Educação e de Saúde, das Escolas e dos professores foi possível realizar essas atividades do Programa Saúde na Escola. Dessa maneira, as equipes de Saúde fortalecem o conhecimento e estabelecem o vínculo entre os profissionais de saúde, educandos e educadores.