Prefeito Genaro assina Projeto de utilização de Energia Solar em uma Unidade de Ensino da rede Municipal

O projeto desenvolvido pela Escola Municipal Santa Terezinha visa torná-la  modelo de Escola Sustentável.

Na manhã da última quinta-feira (02/06/2016), o Prefeito Genaro C. Keske acompanhado do Secretário Municipal de Educação e Cultura Odymar Olívio Bombassaro, e demais profissionais da área, estiveram presentes na Escola Municipal Santa Terezinha, onde ocorreu a apresentação do projeto e a assinatura de convênio entre a prefeitura e a CELESC, que irá beneficiar a escola com o uso de energia solar. Os equipamentos de captação e armazenamento de energia solar já estão instalados e funcionando em fase de testes nas escolas.

Sobre o Projeto:

A sustentabilidade do planeta está diretamente ligada a questões sociais, a preocupação com o meio ambiente e o destino dos seres vivos é mundial. Pensando nessa e nas próximas gerações, a ação é a melhor parte da educação e a pratica diária é a forma mais rápida de se colher resultados. Neste sentido, a Escola Municipal Santa Terezinha há muitos anos contribui com o meio ambiente através de atividades reflexivas e ações contínuas.

No ano passado a escola participou do CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – promovido pelo Comitê de Desenvolvimento Local da BRF Unidade de Faxinal dos Guedes/SC. Onde foi premiada com R$ 10.000,00 (Dez mil reais) para conduzir o Projeto:  “Energia Solar: transformar; aprender a utilizar para reduzir gastos”. O Projeto visa diminuir o consumo de energia elétrica gerada a partir de hidrelétricas e passar a utilizar energia gerada por painéis fotovoltaicos.  

Dinâmica:

Foram realizadas palestras para conscientizar os educandos sobre a importância de utilizar adequadamente os recursos naturais, incentivando lhes a reduzir o consumo de energia elétrica no âmbito escolar e domiciliar. Utilizando a energia solar como recurso natural para gerar energia elétrica. Além de reduzir impactos ambientais, por entender que a construção de usinas hidrelétricas modifica o meio ambiente.

A escola e a comunidade serão beneficiadas na medida em que seja possível que os educandos sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos na realização deste projeto; demonstrando com atitudes conscientes e adequadas, quanto a utilização dos recursos naturais, visando a redução do consumo de energia elétrica tanto escolar quanto domiciliar, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

 

Equipamentos:

Foi Instalado um sistema de placas fotovoltaico de pequeno porte para captar a energia solar e substituindo gradativamente as lâmpadas convencionais da escola por lâmpadas de Led.

 

 

Apoio:    

O projeto contou com a participação do Comitê de Desenvolvimento Local da BRF de Faxinal dos Guedes, APP da Escola Municipal Santa Terezinha, Governo Municipal e Secretaria de Educação de Faxinal dos Guedes, AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani com a elaboração do Projeto Elétrico, Empresa Maqagro com a doação da maquete, Unoesc Campus de Xanxerê – Professor e acadêmicos do Curso de Engenharia Bioenergética, Empresa Energybio, Celesc – Concórdia e Faxinal dos Guedes; e Comunidade Escolar.

 

A escola contou como representantes do projeto:

Diretora: Ivanete Gregol Rudnick; Representante da APP: Marlova Ritter Damo; Professora responsável: Elizandra Vieira de Jesus; Alunos: Gabrieli Ozelame Ferrarez – 9º ano Matutino, Arylsson Girolometto Potrattz – 9º ano matutino, Tiago Crusaro – 9º ano vespertino, Jeferson Girelli – 9º ano Vespertino, Bruna Gonçalves de Barros – 8º ano Matutino, Ricardo Barbieri Olsson – 8º ano matutino, John Vitor Neves Tobaldini – 7º ano matutino e Roberta Pagnussatt Bringhenti – 7º ano vespertino.