Curso de artesanato qualifica profissionais da área social

A Prefeitura Municipal de Faxinal dos Guedes, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo um curso de artesanato em seis especialidades, entre elas, artesanato em bolsas, latas, customização em camisetas, além de fuxico e outros tipos de arte. Segundo a Secretária de Assistência Social, Mônica Vacaro Padovan, o curso está sendo denominado como “Multiplicadores Sociais”, direcionado as monitoras da Casa da Criança, Centro de Convivência do Idoso e Associação Municipal das Artesãs. “Para que elas se capacitem e depois sejam as multiplicadoras sociais. Elas vão trabalhar depois nos programas da Secretaria como Clubes de Mães, Programa Qualidade de Vida nas Comunidades que é coordenado pelo Cras e a própria Associação das artesãs”, afirma.  Cerca de 13 pessoas estão participando do curso que iniciou ontem, segunda-feira, e se estende até a próxima semana. O curso é de 60 horas e pretende qualificar as profissionais da Secretaria de Assistência Social. “O objetivo é capacitar as monitoras para que a gente possa estar oferecendo um artesanato diferenciado para os grupos e programas sociais. Essa é a questão de valorizar o profissional para que eles tenham melhores condições de atender a população. O nosso objetivo é estar proporcionando essa capacitação para que depois elas possam ser as multiplicadoras sociais”, explica Mônica.

Segundo a Professora que está ministrando o curso, Odilse Dedonatti, o curso vai possibilitar as monitoras a trabalhar com a reciclagem de material através da arte. “Elas vão trabalhar com pintura em lata que são materiais mais alternativos, contribuindo com o meio ambiente, retirando às vezes até lixo e usando para dar uma outra finalidade, até como utilitário. Uma lata de Nescau por exemplo pode ser usado como um porta caneta”, comenta Odilse.

Neida Barp é monitora da Casa da Criança e está participando da capacitação. Neida considera o curso como uma oportunidade de aprendizagem. “Eu acho muito importante esses cursos para que a gente possa estar passando mais tarde, tanto para as crianças quanto para clubes de mães e todo o pessoal que a gente trabalha. É muito importante para estarmos nos especializando e passarmos para os alunos coisas diferentes”, afirma.

O curso é todo custeado pela prefeitura municipal e acontece durante todos os dias na Casa da Criança.