Profissionais participam de curso de formação de apoiadores institucionais

Objetivo é humanização da gestão e da atenção à Saúde  

Através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, SAS, PNH, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Escola Estadual de Saúde Pública de Santa Catarina e Universidade Federal, profissionais da área da saúde de Faxinal dos Guedes estão participando de um Curso de Formação de Apoiadores Institucionais para a humanização da gestão e da atenção à Saúde. A Diretora de Saúde Pública,Carla Virgínia Zanferrari e a enfermeira Zuleica Regina de Souza Guerra, estão participando do curso através de um processo seletivo que analisou documentação, curriculun vitae como primeira etapa. Posterior aconteceu entrevista coletiva e por conseguinte avaliação para prova de títulos.

 

 

O objetivo do curso é fazer com que o apoiador compreenda a dinâmica da produção do processo saúde/doença/atenção e possa intervir sobre problemas  de gestão dos serviços e processos de trabalho em saúde, com soluções criativas, tomando por referência os aportes teóricos e metodológicos da Política Nacional de Humanização – PNH – e a política de educação permanente que prevê a utilização de metodologias ativas de aprendizagem para as ações de formação e qualificação em saúde no SUS.

 

 

Segundo a Diretora de Saúde Pública, Carla Zanferrari, a Administração Municipal optou por fazer este curso em virtude de que a Política Nacional de Humanização se propõe a valorizar os diferentes sujeitos que se inserem no processo de produção de saúde. “Aposta na autonomia, potência e saberes destes diferentes sujeitos, para a transformação da realidade e porque se propõe a inclusão de dados nos processos de mudança”, afirma.

 

 

As faxinalenses estão entre os 80 alunos selecionados do Estado de Santa Catarina. O curso tem carga horária de 230 horas.