Interior recebe melhorias nas estradas

O objetivo é dar condições aos agricultores Faxinal dos Guedes (05/08/2009, quarta-feira) – A Administração Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando no interior do município na recuperação das estradas, abertura de bueiros, terraplanagens e outros serviços com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e facilitar o escoamento da produção, visto que Faxinal dos Guedes, tem sua economia baseada na agricultura.

Segundo o Diretor de Transportes Rodoviários, Evandro César Rebelatto, os trabalhos iniciaram ainda em janeiro na comunidade da Boa Esperança e no último mês, foram intensificados com recuperação nas estradas da Linha Frozza, Passo do Irani, Barra dos Guedes e Lajeado dos Guedes. “Junto com a Secretaria da Agricultura, nós atendemos as propriedades em termos de cascalho, que fazia tempo que o serviço não era disponibilizado, abertura de bueiros, fontes de água, terraplanagens e outros serviços”, afirma.

Rebelatto explica que a melhoria nas estradas está em primeiro lugar. “Tendo uma estrada em condições é mais fácil para os agricultores, principalmente no escoamento de safra. A região do interior, como São Roque, Boa Esperança e Passo do Irani é onde tem aviários e chiqueirões, então o movimento de caminhões é intenso e se não dermos condições, dificulta o trabalho deles”, explica Rebelatto. A recuperação acontece através da limpeza das laterais das estradas, cascalhamento, britagem nos pontos mais críticos, máquina e rolo.

Todas comunidades receberão as melhorias de infraestrutura através de um cronograma. Nos próximos meses as comunidade de São Roque, São José das Tábuas, Santa Laura e Esperinha, estarão passando pelo processo de recuperação..

Segundo o agricultor Lauso Spricigo, as estradas estão hoje em melhores condições e a administração proporciona ainda melhorias nas propriedades como cascalhamento. “Em vista do que estava antes, melhorou bastante. Se a Prefeitura não tivesse feito esse trabalho eu ainda hoje não teria alojado o frango no aviário, porque a empresa não aloja sem o cascalhamento”, afirma.

O Prefeito Municipal, Flávio Bruno Boff, explica que melhoria das estradas do interior é umas das prioridades da administração. “Consideramos que o nosso governo tem colocado o interior em uma condição especial, tendo em vista a situação que as estradas se encontravam, isso é notório, não se trata de fazer críticas. Já conseguimos fazer uma verdadeira revolução nas comunidades e a melhoria é visível. Estamos trabalhando um pouco mais de vagar até por uma questão orçamentária. Dentro de um breve espaço de tempo, teremos todas as estradas do interior em condições excelentes. É uma vontade muito grande de dar ao agricultor uma condição boa. Não só em relação as estradas mas também, com relação a terraplanagens que já foram feitas, algumas estão em andamento”, afirma.