Faxinal dos Guedes elabora Plano Municipal de Saúde

Elaborar o Plano Municipal de Saúde, foi o objetivo da reunião realizada ontem, 18, na sede do Lions com Profissionais da Saúde e Administração Municipal. A reunião contou com a presença da Técnica de Planejamento da 5ª Regional de Saúde, Mariângela de Araújo Bortoluzzi que auxiliou no processo. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Geni Bringhenti, o objetivo é fazer com que as ações beneficiem a população de forma significativa. “A gente já está elaborando a partir de agora, para que todos os profissionais participem, salientando as dificuldades e necessidades, encaminhamentos que devem ser tomados a respeito das situações que a gente encontra com relação a saúde, para que consigamos efetivamente oferecer uma melhor qualidade de saúde para a população”, afirma.

O novo plano busca aproximar as ações da população em geral, através das necessidades de cada comunidade. “Estamos buscando elaborar o plano em cima de cada problemática que temos em cada comunidade  e em cada setor”, comenta Geni.

No primeiro momento, a reunião tratou do diagnóstico do município, elencando os principais problemas e em cima do diagnóstico foram elaboradas propostas, ações e metas que resultem em prevenção, promoção e proteção da saúde em Faxinal dos Guedes.

Participaram da reunião, médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e especialidades como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, farmacêutica, assistente social, dentistas e auxiliares e o setor administrativo.

“Eu vejo que para tudo é importante planejarmos, porque a efetivação implica em mobilizar recursos e vontades para realizar ações que possibilitem o alcance dos objetivos e a concretização das propostas. O principal objetivo é que a população tenha mais saúde”, finaliza Geni.

O Plano será avaliado periodicamente e poderá ser adequado de acordo com as necessidades do município.