Secretaria da Agricultura apresenta relatório à Câmara de Vereadores

A Secretaria Municipal da Agricultura apresentou, nesta semana, relatório das atividades desen-volvidas referente ao período de janeiro à setembro. O Secretário da Agricultura, Leandro de Prá, salienta que o objetivo é prestar contas do trabalho realizado e também responder aos questio-namentos feitos.

Segundo Leandro, com relação à silagem foram atendidos 66 produtores em mais de 597 horas. No período foram realizadas 1082 inseminações artificiais, sendo que a Secretaria custeia R$ 20,00 por inseminação, com o objetivo de auxiliar os produtores rurais e incentivá-los na ativida-de.

Cerca de 210 produtores foram atendidos com a distribuição de dejetos, totalizando 899 horas de trabalho. Além disso, no quesito limpeza de área, a secretaria iniciou os trabalhos no Lajeado dos Guedes e atendeu 18 produtores totalizando 128,70 horas.

Através de parcerias, com o Senar, por exemplo, a Secretaria realizou cursos com o objetivo de profissionalizar as famílias que residem no interior. Foram 18 cursos promovidos durante o perío-do.

O Programa de Calcário entregou 320 toneladas de calcário referente ao ano de 2008, 410 tone-ladas do ano de 2009, sendo que 28 agricultores foram beneficiados com o programa em 2009. A Secretaria ainda encaminhou 91 amostras de solo para o laboratório.

O Secretário Leandro de Prá, afirma que a Secretaria está buscando atender de forma efetiva as necessidades dos agricultores, principalmente pelo prestigio e importância do setor para o muni-cípio. Leandro considera que as condições climáticas interferem na realização dos trabalhos, além da situação do Parque de Máquinas, que agora está sendo recuperado pela Administração Municipal para dar condições de trabalho às Secretarias e beneficiar de forma efetiva os agricul-tores e o município como um todo.

Outro fator de grande importância, foi a reativação do Conselho Municipal da Agricultura, que tem apoiado e fiscalizado os trabalhos que vem sendo executados em todo o interior, apresentando de forma clara e transparente as atividades desenvolvidas e dentro da moralidade da administra-ção.

Na oportunidade, o Secretário colocou-se a disposição para outros esclarecimentos e assinalou que a Secretaria da Agricultura está à disposição para atender a todos, e tem como premissas a seriedade e o compromisso com o agricultor.