Município é contemplado com Projeto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Ampliar a abrangência e a resolubilidade das ações de atenção básica do município, são alguns dos objetivos do Projeto Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que será inserido no município de Faxinal dos Guedes, que foi um dos contemplados.

Hoje o município está organizado em quatro equipes de Estratégia Saúde da Família que por sua vez são compostos por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, dentistas e auxiliar de saúde bucal.

Segundo a Diretora de Saúde Pública, Karla Zanferrari, o NASF veio ampliar a equipe. "Acrescentando outros profissionais de diferentes áreas de conhecimento como psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e farmacêutico", comenta.

Conforme Karla, esses profissionais já faziam parte da equipe da Secretaria Municipal da Saúde e depois que o município se encaixou nos critérios de credenciamento do programa, a Secretaria elaborou e encaminhou projeto para a Secretaria de Estado da Saúde, onde foi aprovado e agora o município passa a receber todo mês um incentivo financeiro de R$ 8 mil, repassado diretamente do Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Saúde.

"É importante estarmos lembrando que esse projeto foi conquistado através do apoio dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde e também do Governo Municipal. Esse programa vai atender diretamente a população e melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado", finaliza Karla.

A implantação do NASF irá ampliar para atender de forma efetiva o maior número de faxinalenses, além de qualificar os serviços prestados a comunidade.