Governador Leonel Pavan libera recursos para Faxinal dos Guedes

O Governador do Estado de Santa Catarina, em exercício, Leonel Pavan, esteve em Xanxerê na manhã de quita-feira, onde assinou diversos convênios para os municípios do Oeste Catarinense. O município de Faxinal dos Guedes foi beneficiado através do convênio na ordem de R$ 81 mil para o sistema de tratamento coletivo de esgoto sanitário do município e R$ 75 mil para a continuidade da reforma do Hospital São Cristóvão.

O Prefeito Flávio Bruno Boff considera que este foi mais um momento impor-tante para o município. "Temos junto a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o convênio para a reforma dos filtros anaeróbicos que contemplam os Bairros João José Ghelen, Bairro Rosa e Ervatal. Isso é algo que buscamos a muito tempo e sempre tivemos problemas de ordem técnica para conseguir concretizar, mas hoje temos a alegria de ter esse convênio liberado e poder atender uma situação que eu acho crucial que é a questão do esgoto desses três bairros que a gente desde a campanha vem prometendo e somente agora temos esses recursos liberados", afirma.

O esgoto desses bairros não cai na rede que vai para a estação de tratamento e há algum tempo foram feitos esses filtros. "A população aumentou, o número de residências aumentou e a população já passou a ter problemas e agora vamos poder proporcionar uma questão de saneamento básico melhor que reflete na saúde e qualidade de vida da população faxinalense", explica Flávio.
O projeto já está pronto, com liberação da FATMA através de licenças ambientais, onde os filtros serão reformulados para que a água que sai no final, possa ser liberada ao meio ambiente.

O recurso na ordem de R$ 75, também assinado na manhã de quinta-feira, será destinado ao Hospital São Cristóvão que passa por reformas no intuito de qualificar o atendimento a população. Com a ação, o hospital se torna uma referência no atendimento e serviços oferecidos à população Faxinalense e da região.
Conforme o Prefeito Flávio, os convênios tiveram a participação efetiva de lideranças. "Desde a questão dos filtros, por exemplo, onde temos a participação do Deputado Onofre Agostini que é o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável que tem nos dado um grande apoio. Na questão do Hospital, temos a grande preocupação do Deputado Gelson Merísio, junto com o Secretário Dado Cherem e na última visita do Governador Luiz Henrique, a própria diretoria do hospital manteve contato e esses recursos foram prometidos e agora estão sendo liberados", comenta.

No sábado, o Prefeito Flávio estará em Balneário Camboriú assinando convê-nio para a reforma do Ginásio Municipal.