Municípios discutem rumos da Unidade de Beneficiamento de Mel

Os municípios de Faxinal dos Guedes, Ouro, Xaxim, Passos Maia, Xanxerê, Ipuaçú, Vargeão e Ponte Serrada participaram na tarde de segunda-feira, 19, de uma reunião com representantes da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC). O evento teve o objetivo de discutir os rumos para a Unidade de Beneficiamento de Mel do município de Faxinal dos Guedes que foi implantada em 2006 através do Território da Cidadania, por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e que, por sua vez, não entrou em atividades devido à falta de equipamentos e matéria-prima. A reunião contou com a presença do Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina – FAASC, Nésio Fernandes de Medeiros, além do Médico Veterinário Walter Miguel que é Chefe da Epagri, Cidade das Abelhas e o Técnico da Epagri Cidade das Abelhas.

Segundo o Presidente da FAASC, Nésio Fernandes, a região do Planalto de Santa Catarina tem uma apicultura forte. São 6 mil toneladas no estado que proporcionalmente é o que mais produz no país e tem 66 associações.
Entre as discussões ficou decidido que uma comissão será montada para discutir a viabilidade de funcionamento e outros nortes para a unidade de Faxinal.

Uma das possibilidades é a parceria com o município de Passos Mais, como explica o Prefeito de Faxinal Flávio Bruno Boff. "A gente sabe que tem uma unidade de beneficiamento de mel e que ela é de caráter regional. Os representantes da FAASC colocaram na reunião as dificuldades que eles encontram e inclusive comentaram que muitos núcleos estão inoperantes e levantou-se a possibilidade de uma parceria com o município de Passos Maia que tem interesse. São mais de duzentas famílias que poderiam estar trabalhando no beneficiamento de mel", afirma.

A comissão irá discutir a melhor forma para ativar de forma efetiva ou passar para outro município que tenha grande demanda de matéria prima para que a unidade regional de beneficiamento de mel possa entrar em atividade.