Plano Municipal de Saúde é discutido com a população

A Secretaria de Saúde discutiu na noite de ontem, 27, as diretrizes do Plano Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convivência e contou com a participação dos líderes das comunidades, entidades, poder legislativo, equipe técnica da Secretaria e Governo Municipal. "A gente vem por em prática um direito adquirido em constituição, onde a participação popular através de suas entidades representativas pode atuar na formulação da política, planejamento, gestão, na execução e nas avaliações das ações de saúde", comenta a Diretora de Saúde Pública, Carla Zanferrari.

A discussão trabalhou com uma dinâmica que buscou respostas para o melhoramento da saúde pública na comunidade de cada representante e o papel da Secretaria Municipal de Saúde, no melhoramento das ações. "Tudo o que foi anotado, será levado pela equipe da Secretaria para sintetizar as propostas", afirma.

A participação da comunidade na elaboração do plano é de suma importância, visando detectar as principais necessidades da população. "Cada representante sabe analisar melhor a situação da sua comunidade e consequentemente as principais necessidades da população, no caso, aqui da saúde", explica.
A expectativa é que o Plano Municipal de Saúde seja implantado a partir de 2010.