Programa Mamães Faxinalenses atende cerca de 40 gestantes

A descentralização na saúde é uma das propostas da administração de Faxinal dos Guedes. Neste ano, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Saúde, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Lions Clube, idealizaram um projeto através do Programa Mamães Faxinalenses que beneficia as participantes com frequência igual ou superior a 70% com um kit que contempla bolsa, pijamas, tip top, kit higiênico, termômetro, fraldas, meias e outros utensílios importantes para os primeiros meses do bebê.

Segundo a Coordenadora do Programa, Fernanda de Campos, o objetivo é oferecer as gestantes um trabalho educativo com profissionais diversificados. "Tivemos palestras com médicos, psicólogos, assistente social e nutricionista para tratar de diversos assuntos relacionados a gestação como amamentação, cuidados, importância da vacinação", explica. O trabalho acontece de forma descentralizada nos bairros do município para garantir a participação das gestantes que não precisam se deslocar até a unidade central.

Cerca de 40 mamães participam do programa e se reúnem mensalmente. A medida em que nascem os bebês as mamães são presenteadas com os kits. Na última semana foram entregues seis kits. Segundo o Prefeito Municipal Flávio Bruno Boff, esta é uma maneira de valorizar as mamães faxinalenses e proporcionar uma melhor qualidade de vida, aliando o acompanhamento e a educação preventiva. "O importante é garantir uma gestação de qualidade, com o máximo de informações possíveis para que quando o bebê chegar, elas possam estar preparadas", afirma.