Faxinal dos Guedes deve receber nova viatura em 20 dias

A falta de efetivos no município, viaturas e a construção de uma nova delegacia para Polícias Civil e Militar tem sido uma das grandes reivindicações da população faxinalense com relação a segurança pública e instigado a administração e lideranças políticas a buscar soluções para esses problemas.
Na manhã da última sexta-feira, 22, o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Maurício Escudlark, junto com o Delegado de Polícia Civil, Diretor do DPOI, Adelino Roberto Toigo, Delegado Aden Claus, Agente de Polícia Civil e responsável pela Delegacia de Faxinal dos Guedes, Fabiano Goffi, estiveram em reunião com o Prefeito Flávio Bruno Boff e visitaram as instalações da delegacia.

Segundo o Delegado Geral, Maurício Eskudlark, em aproximadamente 20 dias, o município estará recebendo uma nova viatura. "Com a aquisição de mais um lote, Faxinal dos Guedes será atendida. Os veículos já chegaram na Capital, está sendo regularizada a documentação deles e eu acredito que entre 15 a 20 dias nós já teremos a entrega", comenta.

Quanto a falta de efetivos, Eskudlark comenta que cerca de 211 policiais estão na academia de polícia e
deverão estar formados no início de março para então serem encaminhados para os municípios com maior necessidade, onde Faxinal dos Guedes se enquadra. Além disso, estão sendo chamados 90 novos escrivãs de polícia e a expectativa, segundo Eskudlark, é chamar até abril a ultima turma de aprovados no último concurso que foi o maior na história da Polícia Civil com 900 aprovações. "Devemos chamar os 300 remanescentes para 2010. Já elaboramos um novo edital para o longo concurso para 1000 novos policiais que serão chamados 250 por ano, em 2011, 2012, 2013, 2014", comenta.

O objetivo de deixar um edital pronto é para que o governo seguinte tenha a obrigação de nomear esse efetivo, conforme o Delegado. "Infelizmente nós já tivemos governos sem contratar nenhum policial em quatro anos e isso causa o caos que a sociedade catarinense acompanhou na segurança pública. Os últimos quatro anos nós conseguimos recuperar o efetivo, melhorar as condições de trabalho e o objetivo desse novo edital é que nos próximos quatro anos possamos deixar a polícia civil se não o ideal, mas próximo do que nós buscamos", comenta.

Por conta da demanda e criminalidade do município, Eskudlark firma que Faxinal já deveria ser uma sede de comarca e a intenção é buscar o melhor efetivo para atender a população.
"Nós vamos buscar para que seja o melhor efetivo possível para dar o atendimento a população. Faxinal já deveria até ser uma sede de comarca um município com potencial de uma sede de comarca e nós temos a preocupação de dar a melhor segurança possível".

Projeto da nova delegacia já existe

Conforme o Prefeito Flávio Bruno Boff e o Vereador Licenciado, atual Secretário de Administração Leonor Debortoli, a visita do Delegado Geral é fruto de um trabalho incansável realizado em 2009, já que a luta pelo aumento de efetivos e melhores condições de trabalho foram bandeiras durante campanha eleitoral e a segurança pública tem sido uma preocupação constante. "Queremos mostrar para que eles sintam a necessidade e a realidade do nosso município. Não é só por ouvir falar, mas sim vendo a realidade e vindo conhecer. A população necessita de uma maior segurança e para isso precisamos de efetivos, de pessoal trabalhando nas ruas", afirmam.

Segundo Boff, a administração é parceira para as melhorias e o projeto para a construção de um novo espaço para a delegacia já está pronto. "Esse projeto já existe há algum tempo e já está junto ao Governo do Estado. Segundo o Dr. Maurício, agora é uma questão de o Governo disponibilizar profissionais para que o projeto possa andar".

Criminalidade repercute na região

Segundo relatório da Polícia Civil de Faxinal dos Guedes, referente ao ano passado, foram feitos cerca de 1138 boletins de ocorrência, 87 inquéritos instaurados, 14 prisões em flagrante, 12 mandados de prisão cumpridos e 62 termos circunstanciados instaurados. Conforme o Agente da Polícia Civil, apesar do elevado número de crimes que ocorreram na cidade e considerando o baixo efetivo da Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo – prevenção ao crime, o trabalho da Polícia Civil que é responsável pela investigação criminal pode ser considerado positivo.

Entre as ações em destaque está a prisão de dois assaltantes que fizeram refém uma família faxinalense e roubaram objetos e valores. Os dois foram presos na cidade de Itajaí, através de uma ação conjunta da Polícia de Faxinal dos Guedes e São Domingos. "Houve a recuperação de boa parte dos objetos roubados e tendo em vista a quantidade de provas colhidas a investigação, os dois assaltantes confessaram com riqueza de detalhes os três assaltos que fizeram na região", comenta.

No assalto ao banco SICOOB, as Polícias Civil e Militar perseguiram os autores e recuperaram dois veículos furtados. Já com relação ao assalto praticado em uma padaria, o autor foi preso em flagrante e no crime praticado em uma agência lotérica, houve perseguição dos autores e recuperação de dois veículos, sendo um deles roubado. Ainda foram registrados três homicídios onde dois autores foram indiciados e o terceiro caso passa por investigação. Outras três tentativas de homicídio, duas tiveram os autores presos e o os autores do terceiro foram identificados.