Conclusão da Creche depende de recursos do Governo Federal

O município de Faxinal dos Guedes espera recursos na ordem de R$ 300 mil para a conclusão da obra de uma creche que quando finalizada deverá atender mais de 120 crianças. Segundo o Secretário de Educação, Odymar Bombassaro, já foram investidos R$ 700 mil com recursos do Governo Federal e falta a liberação de mais uma porcentagem para que as atividades sejam iniciadas. “Não tem nada haver com o Governo Municipal, em absoluto. O convênio é único e exclusivo com o Governo Federal”, explica.

Conforme Odymar, este não é um problema exclusivo de Faxinal dos Guedes. Outros municípios também passam pela mesma situação. “Nós recebemos muitas críticas, principalmente de vereadores de oposição e eu acho que eles deveriam estar fundamentados no aspecto legal e vir conversar com o secretário. Ou então, ajudar na viabilização desse recurso já que o Governo Federal é o partido da oposição e como eles tem influência, no papel de vereadores, deveriam sim contribuir na luta por esses recursos que faltam. Quem ganha é a população e não a administração, nem o partido político”, destaca.

A creche é modelo e padrão 1 que conta com seis salas, biblioteca, sala de informática, refeitório e outros ambientes.  O primeiro projeto da obra previa a entrada da creche em um local impróprio e já houve a readequação, aprovada pelo coordenador do projeto a nível de Governo.
Recentemente o Secretário esteve em Florianópolis visitando as dependências da creche daquele município para visualizar o funcionamento da creche. “É uma estrutura bem ampla , mas é bom que a população saiba que não depende do governo municipal e sim do Governo Federal que precisa liberar ainda R$ 300 mil para a conclusão da obra”, finalizou o Secretário.

O Prefeito em Exercício Genaro Costa Keske destacou que a administração gostaria que a obra já estivesse concluída para atender a população de Faxinal dos Guedes o mais rápido possível. “Deixando bem claro que nós estamos buscando todas as informações necessárias, inclusive vendo a possibilidade de mandar técnicos à Brasília para agilizar a liberação dos recursos, sendo que, assim que esse dinheiro for liberado, as obras retornaram e a creche será concluída”, afirmou.