Faxinal conta com Programa de Assistência Farmacêutica Domiciliar

A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretora de Saúde Pública e Farmacêutica Carla Virginia Zanferari vem realizando desde Janeiro de 2010 o Programa de Assistência Farmacêutica Domiciliar. O objetivo é de incorporar o farmacêutico na rede pública, fazer com que a população tenha mais acesso a medicação, ou seja, ter o medicamento certo para finalidade específica, dosagem correta por tempo necessário, garantindo assim a qualidade e utilização segura capaz de atingir a sua finalidade.

O programa atende os usuários do Sistema Único de Saúde que fazem uso de medicação de forma contínua, que tenham dificuldade de participação nos grupos de educação em saúde, dificuldade de acesso aos medicamentos devido a distância das residências e dificuldades de pessoas idosas, em ir até a farmácia central ou nas unidades de saúde mais próximas.

Conforme a Diretora de Saúde Pública, Carla Zanferari, o programa se torna importante, principalmente por prestar assistência aos pacientes pertencentes a Estratégia de Saúde da Família. “Dessa forma, pretendemos diminuir a auto-medicação, vigiar resultados terapêuticos, criar vínculo de compromisso e co-responsabilização entre o farmacêutico e a comunidade, identificar e corrigir administração incorreta de medicamentos, além de orientar quanto ao local correto de armazenamento e a importância da não estocagem de medicamento. Buscamos ainda melhorar a adesão ao tratamento de pacientes que fazem uso de medicação de uso contínuo e principalmente melhorar o acesso aos medicamentos”, explica.

O trabalho acontece em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde que após passarem por uma entrevista com a farmacêutica, trouxeram as pessoas que se encaixaram nos critérios mencionados, onde foi feita a primeira visita domiciliar e aplicado um questionário para se obter os dados iniciais sobre o paciente, como os medicamentos que fazem uso e problemas de saúde. A partir da segunda entrevista iniciou a entrega da medicação no domicílio e a aplicação de cada objetivo. A entrega acontece uma vez por mês subsidiando o paciente com medicação para um período de 30 dias. A entrega é feita pela Farmacêutica e pela Enfermeira conforme sua área de abrangência. Durante as visitas a equipe verifica a pressão arterial para pacientes hipertensos e realiza o teste de Glicemia capilar para diabéticos.

“O farmacêutico é o profissional de saúde com maior conhecimento sobre os medicamentos e seus efeitos no corpo humano, combinando estes conhecimentos e seu fácil acesso ao público, o farmacêutico está na posição ideal para melhorar a atenção oferecida ao paciente. Seu papel no sistema de saúde é orientar e educar ao paciente sobre medicamentos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do mesmo”, afirma Carla e acrescenta que o resultado da ação é satisfatório e atende os objetivos propostos.