Faxinal realiza o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lions Clube e Leo Clube, realiza o Outubro Rosa que tem o objetivo de Conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama e colo de útero.  Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde estará fazendo a coleta do de Exame Preventivo Papanicolaou e Exame Clínico de Mamas.

A campanha ainda tem o objetivo de aumentar a realização de exames nas mulheres acima de 14 anos no município de Faxinal dos Guedes, realizar Mamografia conforme critérios do Ministério da Saúde, realizar coleta citopatológica e exame clínico de mamas, orientar sobre a importância da realização dos exames, detectar lesões precoces de colo de útero e mama,  encaminhar as alterações encontradas à consulta médica para tratamento precoce, acompanhar sistematicamente os casos confirmados de Câncer de colo de útero e mamas, e principalmente conscientizar as mulheres da importância do auto cuidado.

Mulheres acima de 14 anos que tenham vida sexual ativa podem participar da campanha. Para a coleta de exames é preciso não estar no período menstrual, estar há dois dias sem relação sexual, não estar usando pomadas vaginais e não fazer ducha.

No dia nove de outubro a Secretaria irá realizar o Dia D com a coleta do preventivo nas unidades de saúde conforme a área de abrangência. No centro, serão distribuídos folders e fitas rosa com a intenção de lembrar da campanha que encerra no dia cinco de novembro com uma palestra do Mastologista Dr. Marcelo Moreno no Centro de Convivência às 19h30min.

Segundo a Diretora de Saúde Pública, Carla Virginia Zanferari, O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. “Se a detecção precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente”.