Dia D movimenta Outubro Rosa em Faxinal dos Guedes

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, em parceria com entidades como Lions Clube, Leo Júnior e CDL, realizou no último sábado o Dia D do Outubro Rosa que tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce  das doenças de câncer de mama e colo de útero,  aumentar a realização de exames Papanicolau (preventivo de colo de útero) e Exame clínico de mamas, nas mulheres acima de 14 anos e detectar lesões precoces de colo de útero e mama.

Durante todo o sábado, as unidades de saúde estiveram abertas para que todas as mulheres pudesses realizar os exames. Além disso, na Praça Municipal, foram entregues panfletos e fitas rosas para que todos lembrem da importância da Campanha.

Foram atendidas mais de 200 mulheres, sendo que as que tiverem problemas detectados serão encaminhadas para mamografia, que é custeada pelo município.  A intenção é que principalmente as mulheres com idade acima de 40 anos façam o exame, já que o risco nesta fase é maior.

As pessoas que não fizeram os exames durante o sábado, poderão agendar horários junto as agentes comunitárias de saúde. Durante todo o mês a Secretaria estará realizando os exames. No dia cinco de novembro, acontece no centro de convivência, uma palestra com o Mastologista, Dr. Marcelo Moreno.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Geni Bringuenti, a intenção é conscientizar as mulheres e fazer com que elas se previnam.  “Estamos realizando uma campanha diferenciada das demais, por entender que o momento também é oportuno para a realização do exame do colo do útero. Assim as mulheres estarão prevenindo os dois principais cânceres que as acomete.