Reunião Técnica da Saúde

Quarta-feira, dia 25 de maio, a Secretaria da Saúde reuniu todos os profissionais que atuam nesta área e também alguns funcionários do Hospital São Cristóvão, para tratar sobre o plantão médico. Foi esclarecido que, de janeiro a abril de 2011, foram atendidas 8.832 pessoas nos postos de saúde, 800 no plantão e 2.506 no hospital, totalizando 12.138 pacientes atendidos. Sendo assim, fica a amostra de que existe o atendimento e que os atendimentos de plantão, às vezes acabam sendo sem necessidade.Os exemplos colocados foram de que, se uma pessoa está com gripe há uma semana, não deverá procurar o plantão para ser medicada e sim o posto de saúde, já que isso não se trata de uma urgência. Já se uma pessoa estiver com hemorragia, por exemplo, não pode esperar ate o dia seguinte e então, o atendimento é feito através do plantão médico.O que se pede é que se use o plantão de urgência e emergência somente nos casos reais de emergência. Desta forma, os médicos e toda a equipe poderão estar mais preparados quando chegar um caso que precise da atenção de todos e de forma rápida, porque há muitas vezes, o risco de morte.Hoje as pessoas tem a possibilidade de agendar a sua consulta, sem precisar enfrentar a fila para pegar a ficha. Ainda existe a ficha disponível para quem chegar no posto de saúde, mas tudo é feito para facilitar e garantir o atendimento. Para o prefeito de Faxinal dos Guedes, os municípios hoje estão sobrecarregados na área da saúde. Os prefeitos são obrigados a destinar 15% da receita para a saúde. O Estado 12% e a União não tem valores estipulados, é livre, podendo assim investir o quanto quer na saúde. A proposta da Emenda 29 trata exatamente desta questão, obrigando que a União faça um repasse de, pelo menos, 10% para a saúde. No município é investido hoje 20%, 5 % a mais do que se é exigido. Desta forma é possível ter um melhor atendimento na saúde. Mas sabe-se que ainda é preciso mais. A reunião é uma forma de desenvolver um trabalho cada vez melhor e mais eficaz, buscando também trabalhar a saúde preventiva, que ainda é o melhor remédio.