Campanha do Homem é sucesso em Faxinal dos Guedes

O Governo Municipal de Faxinal, dos Guedes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma Campanha de Promoção e Prevenção a Saúde do Homem, de 23 a 26 de agosto. Os pacientes foram atendidos através de agendamento, conforme a área de atendimento da equipe Estratégia de Saúde da Família. O objetivo principal da Campanha é fazer o trabalho de prevenção de doenças, principalmente porque os homens ainda demoram para procurar o atendimento médico. Por isso, muitas vezes eles acabam encontrando alguma doença tarde demais para ser tratada. Também é sabido que a prevenção tem menos custo do que um tratamento, tanto para o paciente quanto para o governo.Os homens passaram pela triagem, realizada pela Enfermeira e pela Técnica em Enfermagem, fazendo a medida da Pressão Arterial, medida da cintura, peso e altura para fazer o calculo do IMC, e também a glicemia do paciente. Esses dados foram colocados em uma ficha que foi criada especificamente para esta Campanha.Os dados foram entregues ao médico que fez o atendimento de rotina. Para os homens acima de 40 anos, foi feito o encaminhamento para realização dos exames de colesterol, triglicerídeos, glicemia, e próstata. Para os homens abaixo dos 40 anos, foram encaminhados para exames somente os casos que o médico achou necessário. A coleta do material e a realização dos exames foram feitos nos dois laboratórios do município credenciados. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, Geni Maria Leoratto Bringhenti, a Campanha foi um sucesso, atingindo um grande número de homens e mostrando que eles também podem cuidar da saúde, principalmente se houver incentivo.

Os dados finais da campanha forma os seguintes:

Estratégia de Saúde da família 01 – 80 atendimentos

Estratégia de Saúde da família 02 – 114 atendimentos