Faxinal dos Guedes também está na Paraíba

Cerca de 100 atletas, técnicos e dirigentes catarinenses desembarcaram em João Pessoa, na Paraíba, para disputar as Olimpíadas Escolares Brasileiras. A abertura do evento, que envolve competidores de 12 a 14 anos de todo o país, aconteceu na sexta-feira, dia 09 de setembro.A delegação de Santa Catarina é formada por 185 pessoas, sendo 160 atletas, 18 técnicos e sete dirigentes. Não há um campeão geral na competição, mas são distribuídos troféus e medalhas e os vencedores ainda garantem vaga nas olimpíadas sul-americanas. A expectativa dos dirigentes é que a delegação catarinense mantenha a tradição e fique posicionada entre as três melhores do país.Os atletas catarinenses foram selecionados durante a realização dos Jogos Escolares de Santa Catarina (os Jesc), promovidos pela Fesporte, em julho, na cidade de Gaspar. Eles estão representando 41 escolas das redes públicas estadual e municipal e 27 escolas particulares de 36 municípios catarinenses. Entre eles, estão os alunos da Escola Airo Ozelame de Faxinal dos Guedes, Cleodir Dutra, Bruno Rech de Melo, Jonas Levino Ramos Santin, Ravaneli André Santos Schuh, juntamente com o Professor Everton Ceccht. Os alunos participam de duas modalidades do atletismo.Santa Catarina também deverá se destacar nos esportes coletivos, na natação e no atletismo. No ano passado, equipes catarinenses subiram ao pódio em seis das oito disputas coletivas. Mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares movimentam mais de 2 milhões de alunos por ano em todo o país em suas etapas regionais e estaduais. Para a fase nacional são mais de 3,9 mil participantes, entre eles cerca de 3,3 mil jovens atletas. O evento é organizado e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte, tem direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da prefeitura de João Pessoa e governo do Estado da Paraíba.

O governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense as passagens aéreas, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como isotônicos, cereais e frutas, e água mineral para hidratação dos competidores.

Fonte: Everton Correia, Fesporte