Outubro colorido para as mulheres

o câncer de mama é uma doença que já provocou cerca de sete milhões de mortes no mundo e cerca de 10 mil no Brasil. Estima-se que em 2010, foram 49 novos casos para cada 100 mil mulheres. Aqui na região sul, a estimativa é de 64 para cada 100 mil mulheres. Além disso, o câncer de mama é o primeiro em mortalidade de câncer em mulheres. Por causa destes dados alarmantes, foi estipulado o mês de outubro para a luta mundial contra essa doença, sendo chamado então de “Outubro Rosa”. A campanha realizada em Faxinal dos Guedes tem um diferencial em relação às demais. Aqui no município será realizada também a campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. Esta doença demora muitos anos para se desenvolver, mas as alterações nas células que desencadeiam este tipo de câncer podem ser detectadas facilmente através do exame Preventivo (Papanicolau). Realizar este exame anualmente permite diagnosticar a doença precocemente e assim, ter uma porcentagem maior de cura. Esta campanha tem como objetivo, conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnostico precoce das doenças, realizando os exames necessários, podendo assim, detectar lesões precoces, tanto no colo de útero quanto de mama. O exame de mamas poderá ser feito em qualquer faixa etária, e anualmente em mulheres acima de 40 anos. Os exames devem ser de mamografia ou ultrassom de mama. A mamografia é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos para aquelas que não tiverem alterações. O auto-exame de mama é um exame que a própria mulher pode realizar, recebendo orientações medicas passo a passo de como fazer. Lembre-se de que a mulher é a peça fundamental no diagnóstico da doença.Algumas das formas de prevenir o câncer de mama e de colo de útero é ter hábitos saudáveis como, alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, grãos, e outros; realizar atividades físicas; evitar álcool e cigarro. Tem risco elevado de ter câncer de mama a mulher que teve uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha), com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama masculino; lesão mamária comprovada em biópsia. O risco maior de ter câncer de colo de útero é para as mulheres que tiveram início precoce da vida sexual ativa; não usar camisinha; doenças sexualmente transmissíveis.No dia 08 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, juntamente com os apoiadores da campanha, realizou o pedágio na Avenida São João, para conscientizar as mulheres destes cuidados. Também haverá uma palestra na noite de 19 de outubro, quarta-feira, com a doutora Mara Krutz Gritti, no Centro de Convivência, às 19h30.Fazem parte desta campanha, e também são destinados os agradecimentos o Governo Municipal de Faxinal dos Guedes; a Secretaria Municipal de Saúde, com a equipe Técnica, Coordenadas pela enfermeira Zuleica de Souza Guerra e pela Diretora de Saúde Pública, Carla Virgínia Zanferari; Lions e Léo Clube; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social; Doutora Mara Gritti (Mastologista). Lembramos ainda que, desde outubro de 2009 existe um rastreamento do Câncer de Mama no município. Sendo assim, o critério para a realização do exame é mulheres acima dos 40 anos; o exame é financiado pela Secretaria Estadual de Saúde e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais médicos e enfermeiras. Em Faxinal dos Guedes não há fila de espera. Portanto quem aderir a campanha e estiver dentro dos critérios, irá realizar a sua mamografia.