Palestra no Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes realiza durante todo este mês, a campanha Outubro Rosa. A exemplo de todo o mundo, o objetivo é o combate ao Câncer de Mama. Mas, aqui, há um diferencial, também acontece a campanha de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. O câncer de mama é uma doença que já provocou cerca de sete milhões de mortes no mundo e cerca de 10 mil no Brasil. Além disso, o câncer de mama é o primeiro em mortalidade de câncer em mulheres. O Câncer de Colo de Útero demora muitos anos para se desenvolver, mas as alterações nas células que desencadeiam este tipo de câncer podem ser detectadas facilmente através do exame Preventivo (Papanicolau). Realizar este exame anualmente permite diagnosticar a doença precocemente e assim, ter uma porcentagem maior de cura. Por isso, esta campanha tem como objetivo, conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnostico precoce das doenças, realizando os exames necessários, podendo assim, detectar lesões precoces, tanto no colo de útero quanto de mama. Para dar mais força a esta campanha, foi realizada na noite de 19 de outubro, uma palestra com a doutora Mara Krutz Gritti. Ao todo, 138 mulheres aprenderam um pouco mais sobre a doença, souberam como se prevenir e como agir caso ela apareça.Lembramos ainda que, desde outubro de 2009 existe um rastreamento do Câncer de Mama no município. Sendo assim, o critério para a realização do exame é mulheres acima dos 40 anos; o exame é financiado pela Secretaria Estadual de Saúde e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais médicos e enfermeiras. Em Faxinal dos Guedes não há fila de espera. Portanto quem aderir a campanha e estiver dentro dos critérios, irá realizar a sua mamografia. Contamos com a participação de todas.