Aplausos para o Teatro !!!

Senhoras e senhores, vai começar o espetáculo. E que espetáculo! Com luzes, atores mirins e adultos, com plateia, muitos risos e também concentração, com atitude e reconhecimento do trabalho realizado. Tudo isso foi organizado pelo Governo Municipal de Faxinal dos Guedes através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que ofereceu um curso de teatro gratuito aos moradores do município. Intitulado “Oficina de Comunicação e Expressão do Teatro”, a finalidade era que todos tivessem uma primeira experiência com as técnicas de formação de atores e atrizes, objetivando, no próximo ano, a formação de um grupo teatral.E assim foi. Como em um grande palco dos teatros mais chiques das cidades maiores, estes atores de Faxinal dos Guedes demonstraram todo o aprendizado conseguido em apenas quatro módulos. Eles conseguiram falar em alto e bom som, reforçar através dos gestos o que estavam dizendo. Assim como disse o teatrólogo Neri de Paula, que ministrou o curso, quando lembrava que alguns daqueles alunos mal diziam o nome na primeira aula e agora, estavam declamando belas poesias com toda a sua voz.Foi realmente um espetáculo inesperado pelo pouco tempo de ensaios e preparações. Apareceram palhaços cantando e domando pulgas, adolescentes assistindo muita televisão, jovens declamando uma poesia profunda e de muita reflexão e adultos vestidos de crianças, arrastando seus brinquedos e declamando um lindo poema de Lindolf Bel, “O poema das crianças traídas”.Assim, de pouco em pouco, a plateia pode perceber o quanto é importante a arte do teatro não só para a vida do ator profissional, mas para difundir pensamentos e opiniões, para revelar novos talentos até pouco escondidos, para desinibir, para celebrar a vida.Ao final foram feitas algumas apresentações em grupo e foram entregues os certificados de realização da Oficina de Teatro. Durante os quatro módulos, os alunos puderam aprender expressão e comunicação teatral; laboratório de voz; trabalho de corpo; concentração; memorização; figurino; montagem; ensaios; apresentação, ministrados pelo teatrólogo Neri de Paula. Neri disse se sentir realizado com o resultado visto no palco. “Há muito não dava aula e me envolvi no projeto tanto quanto os alunos. Vi belíssimas apresentações em um curto tempo de ensaios. Estou feliz com o resultado e com a ideia de montar um grupo para estudar teatro efetivamente no ano que vem”.  O próximo passo será a criação de um Grupo de Teatro em Faxinal dos Guedes.