Saúde de Faxinal dos Guedes em destaque

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), serve como parâmetro para medir o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com periodicidade anual e abrangência nacional. As fontes de dados do IFDM são oficiais e sua metodologia permite a comparação quantitativa serial e temporal dos municípios analisados, possibilitando inclusive a agregação por estados. De acordo com este índice, na área da Saúde Faxinal dos Guedes está em 5º lugar no Estado de Santa Catarina e na posição de numero 80 a nível nacional. Estes dados demonstram a forma séria como é tratada a saúde no município.  A Secretária de Saúde, Geni Maria Leoratto Bringhenti, lembra que em dois anos e onze meses, foram criadas duas novas Unidades Básicas de Saúde. Ao todo são três Unidades com atendimentos descentralizados, quatro Equipes de Estratégia de Saúde da Família, que atendem os moradores muitas vezes no próprio domicílio, garantindo o acesso a Assistência Básica.Este trabalho intenso se reflete no dia a dia da Secretaria Municipal de Saúde. Na Unidade de Saúde do Centro já existe menos acúmulo de pessoas e nas Unidades descentralizadas é possível estabelecer um vínculo permanente entre os profissionais que ali atendem e a população.Este Governo tem o anseio de efetivar a Atenção Básica e a Estratégia de Saúde da Família, que tem suporte financeiro do Ministério da Saúde, buscando este vínculo maior. A demanda também está sendo organizada por agendamento. Outra ação são os grupos com cronogramas pré-estabelecidos, para áreas da Atenção Básica que são as crianças no Programa “Pequenas Vidas”, as gestantes no Programa “Mamães Faxinalenses”, os adultos e idosos nos Programas “Hiper-Atenção (Hipertensos), “Doce Vida” (Diabéticos) e “Bem-Viver” (Saúde Mental), alunos das escolas através do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde Bucal, “A Saúde Começa pela Boca”, com adolescentes através do Programa “Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, NASF.A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes também realiza Campanhas periódicas de vacinação contra a Gripe para Idosos, contra Paralisia Infantil para as crianças menores de cinco anos. Além de todo o calendário vacinal que são ações de proteção e prevenção. Todos os anos também é feita a Campanha do Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres da importância de realizar os exames preventivos, tendo um diferencial que é, além da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, a Prevenção do Câncer de Colo de Útero.A Secretária de Saúde destaca ainda, uma Campanha realizada este ano, para a Promoção e Prevenção a Saúde do Homem. “Geralmente os homens são resistentes à prevenção e ao auto-cuidado, chegando aos serviços de saúde tardiamente, tendo como porta de entrada a atenção especializada. Isso tudo eleva os custos com a saúde, aumenta o sofrimento físico e emocional para si e para as suas famílias. Esta primeira campanha foi um sucesso e a proposta é repetir no ano que vem”, complementa.Mesmo com tantos projetos e com um resultado positivo de um quinto lugar em Saúde no Estado de Santa Catarina, a meta do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, é fortalecer as ações da Atenção Básica, sendo que é esta a principal responsabilidade do município em relação à Saúde da população.O objetivo do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes é que, através da Saúde Pública, possa ser executado muito mais ações de Proteção, Promoção e de Prevenção à Saúde, evitando-se assim as doenças, sempre contando com o apoio e o excelente trabalho de toda a Equipe da Saúde de Faxinal dos Guedes.