Educação é a porta para o mundo

A educação é ponto fundamental para o crescimento de um cidadão, para o desenvolvimento de uma sociedade e uma forma de se estar sempre em contato com o novo. Neste processo de aprendizagem, ganha o aluno que se prepara para o mundo e ganha o professor que todos os dias aprende algo que, muitas vezes, pensava já saber. Como disse João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas “Professor não é quem ensina, mas quem de repente aprende”.Nesta visão de troca de conhecimento, a educação de Faxinal dos Guedes evolui um passo a mais, com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Doce Encanto. Neste espaço construído com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo de Faxinal dos Guedes, poderão ser atendidas até 120 crianças de zero a três anos e mais 120 crianças de quatro a cinco anos. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Professor Odymar Olivio Bombassaro, “a creche não é mais considerada uma casa para abrigar crianças porque os pais tem um trabalho, a obrigação da creche passa a ser institucional, passa a ser educacional, quando a criança passa a se tornar um cidadão”.“Educação é lembrar daquilo que a gente passa para as crianças, para que elas tenham uma vida melhor. Esta também é uma obra para homenagear um amigo e cidadão que deixou uma marca muito grande para os faxinalenses, que é o Padre Afonso Griebeler”, falou o Prefeito.A rede de ensino de Faxinal dos Guedes atende hoje 65 alunos da Creche, 280 alunos de Educação Infantil, 1406 alunos de Ensino Fundamental Séries Iniciais, Séries Finais. São 147 profissionais atuando em toda a rede, composta por 01 Centro de Educação Infantil – Creche; 02 Escolas Isoladas de Educação Infantil; 01 Escola de Educação Infantil; 05 Escolas de Educação Infantil a Ensino Fundamental; 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos; 01 Centro de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais – Saede; 02 Escolas Estaduais que atuam com Ensino Médio; 01 Escola de Ensino Especial – Apae. Esta grande conquista já está rendendo bons frutos para o município, assim como abrirá muitos caminhos para estes pequenos cidadãos. Como disse o prefeito “A educação que queremos não é feita de palavras ao vento, mas sim de propósitos e trabalho, cujo desejo nos proporciona sonhar com dias melhores”. Dias de conhecimento, dias de crescimento intelectual, dias sempre melhores.