Preocupação com a saúde desde cedo

Segundo o Ministério da Saúde, quase a metade da população brasileira está acima do peso. Segundo a pesquisa, um dos fatores do aumento do peso e da obesidade é o consumo exagerado de alimentos gordurosos, refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana, entre outros fatores. Preocupadas com esta realidade, as professoras Vilmarize Crusaro e Patricia Benedetti Tomasi trabalharam na matéria de Ciências com as sétimas séries da Escola Municipal Santa Terezinha, este problema com a alimentação. Depois de realizado este trabalho em sala de aula, elas convidaram a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Francieli Baptista, para reforçar a importância da alimentação saudável.A nutricionista destacou fatores importantes para que as crianças possam seguir os passos de uma boa alimentação e assim, garantirem a saúde agora e principalmente na fase adulta. Isso porque quanto mais novo, mais acelerado é o metabolismo do organismo humano, facilitando a formação de um corpo mais saudável.As dicas são de que as crianças e adolescentes tenham horários definidos para as refeições e ao menos seis vezes por dia com café da manhã, almoço e jantar e lanches nos intervalos. O cuidado com o preparo dos alimentos também é muito importante, bem como a escolha ideal dos alimentos de acordo com o ritmo de vida de cada um. Francieli falou também de como se deve utilizar a pirâmide alimentar como instrumento para uma alimentação saudável. O ideal é que cada refeição ofereça pelo menos um alimento de cada grupo alimentar.Aliado a tudo isso aparece o exercício físico, importantíssimo para a qualidade de vida e para evitar a obesidade. Quanto mais cedo iniciar essa atividade física, mais fácil habituar o organismo a perder peso ou manter o ideal e de forma saudável. A nutricionista finalizou reforçando a importância de manter uma alimentação saudável e um corpo sadio, e que não significa que uma pessoa magra seja saudável, pois existem distúrbios alimentares relacionados a magreza que também são prejudiciais à saúde. Francieli ainda destacou que o segredo de uma alimentação saudável está na quantidade, na qualidade e na variedade dos alimentos ingeridos. Os alunos fizeram várias perguntas e assim, puderam tirar as suas dúvidas em relação a alimentação e  obesidade.