Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, realiza, nos anos pares, um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa é fundamental para desenvolver a cultura da leitura e a criatividade entre os jovens estudantes.Neste ano, o município de Faxinal dos Guedes participou com os alunos de suas escolas, elaborando belíssimos trabalhos. De acordo com a professora de Língua Portuguesa que trabalhou, em sala de aual, esta atividade com os alunos, Rosane Dall ‘Aqua, o desafio foi aceito, mesmo sendo a primeira vez que participava como orientadora, e o resultado não poderia ter sido melhor. “Todos os alunos participaram, tiraram suas dúvidas, reescreveram seus textos e aprenderam um pouco mais sobre cada um dos gêneros textuais trabalhados”.O desafio maior foi no gênero crônica, já que exige um pouco mais de leitura e criatividade, mas eles não deixaram de apresentar as suas propostas. O mais importante de todo este trabalho, destaca Rosane, é que os alunos podem sair da escola mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida, lendo mais, exercitando a escrita e desenvolvendo as habilidades de colocar no papel as suas ideias e opiniões. “Quando o aluno aceita o desafio e desenvolve a atividade, é um estímulo ao trabalho do educador e a certeza de que o que foi realizado não foi em vão”, finaliza a professora.Ainda foram escolhidos para a fase estadual, dois textos realizados. Um da aluna Jaqueline Branco de Camargo, da sétima série da Escola Municipal Airo Ozelame orientada pela professora Rosane Dall ‘Aqua, e o outro do aluno Mateus Henrique da Silva, da 8ª série da Escola Municipal Airo Ozelame, orientado pela professora Joziane Guiotto.