Orgulho em ser mãe de Ministro

Sorriso discreto, mas fácil, muita gentileza nas palavras e nos gestos, portas e braços abertos para receber mais um grupo de pessoas ansiosas por saber sobre a grande novidade. Fomos até a casa de dona Pia Maria Zavascki, 96 anos,que com muita sabedoria e lucidez, fala orgulhosa que é a mãe do novo Ministro no Supremo Tribunal Federal. Teori Albino Zavascki nasceu em Faxinal dos Guedes, cidade onde vivem a sua mãe, dona Pia, e sua irmã, Delci Zavascki Salvatori.

Em conversa com elas, foi possível conhecer um pouco mais da história deste homem de 64 anos que irá ocupar um cargo com indicação da Presidente da república, Dilma Rousseff.Teori, como diz dona Pia, sempre foi muito estudioso, era destaque na escola e nos desfiles de sete de setembro, quando decorava textos longos para apresentar nas homenagens cívicas. “Foi fácil criar os sete filhos mesmo não podendo dar tudo o que podia a eles, porque eles não deram trabalho.A maior preocupação do meu marido Severino, era o estudo. Ele não queria deixar bens matérias, mas sim, investir para que os filhos fossem algo na vida”, lembra dona Pia.

O esforço deu resultado. Dono de uma história profissional de sucesso, morando com sua esposa e os dois filhos em Brasília, Teori espera, agora, ser sabatinado depois das eleições. Conquistou todas as etapas de sua carreira por esforço próprio, através de concursos e provas. É considerado um dos ministros mais técnicos do Superior Tribunal de Justiça. Em entrevista ao Jornal Nacional, o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, elogiou o nome escolhido. “Todos nós recebemos a indicação com agrado, porque se trata de um ministro conhecido no ofício judicante pela competência, pela experiência. É um acadêmico, é um professor, é um escritor jurídico”.

Para o prefeito de Faxinal dos Guedes, Flávio Bruno Boff, é um orgulho para todos os moradores do município e ao estado, ter o nome de Teori Zavascki como ministro. “É uma fonte de inspiração aos jovens, um exemplo de uma pessoa humilde que, com seu esforço e dedicação, garantiu esta grande conquista”, completou. Flávio agradeceu dona Pia dizendo que ela é também um sinônimo de sabedoria e dá muito orgulho para Faxinal dos Guedes.

“Eu nunca imaginei que um dia seria mãe de ministro, estou muito orgulhosa. E feliz com a visita de vocês, não esperava receber tanta gente. Estou muito feliz”, despede-se assim dona Pia, com um aceno de mãos e um olhar sincero.