Capacitação para Manipuladores de Alimentos em Faxinal dos Guedes

Aconteceu em Faxinal dos Guedes, no mês de agosto, o segundo encontro da Capacitação Continuada para os manipuladores de alimentos que atuam no município. Eles trabalham nas Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social. A capacitação é desenvolvida pelas nutricionistas Francieli Baptista e Camila Maran. Neste segundo encontro foi trabalhado sobre boas práticas para a preparação e distribuição de alimentos, abordando alguns itens necessários para que a segurança alimentar seja garantida gerando a qualidade na produção das refeições. O tópico enfatizado nesta etapa inclui os cuidados na compra dos alimentos, recebimento, armazenamento, organização da cozinha.

As participantes levaram as apostilas distribuídas no primeiro encontro para acompanhar o conteúdo. Foi realizada uma dinâmica de organização da geladeira. Geralmente, ela é organizada de acordo com os hábitos de cada um, mas o ideal é arrumar de acordo com as normas da vigilância sanitária.

Ao final do encontro, foi distribuído um questionário com perguntas sobre o assunto abordado no dia para que os participantes respondessem e logo após foi realizada a correção.

Os participantes confirmam a importância deste momento para realizar a atividade de fixação do assunto abordado, pois eles percebem que absorvem melhor as informações repassadas nesta metodologia. Para finalizar, foi servido um lanche como forma de confraternização.

Segundo as nutricionistas, é um trabalho importante e significativo para os participantes e para os profissionais envolvidos também, pois é um momento de troca de informações, experiências e, acima de tudo, aprendizado