Um desfile Especial

Um tapete vermelho, música animada, figurinos prontos, modelos a postos. Tudo preparado para o grande show de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que aconteceu na tarde de 21 de agosto. Este grande evento foi realizado no Centro de Atendimento Especializado Paulo Denis, a APAE de Faxinal dos Guedes. Como modelos principais do desfile, os alunos, professores e direção da escola. Um desfile de pessoas especiais e muito felizes, organizado pelos responsáveis da Apae do município.

De acordo com a Diretora, Maria de Lourdes Vicenze Bender, esta é uma semana de divertimento aos alunos, mas acima de tudo, uma semana de reflexão para a sociedade. O tema da semana deste ano é “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. A frase que acompanha o tema é “Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza desigualdade” (Prof. Boaventura Santos).

É sobre este tema que a escola atua, “através de atitudes especiais e de valorização dos alunos, onde o respeito às limitações de cada um é o que move todo o trabalho, sempre”, destaca Maria. O principal é que a oportunidade de inclusão não deve ser lembrada somente em alguns aspectos, mas sim, no todo. Oportunidade escolar, no lazer, no trabalho e na vida de cada aluno especial.

Hoje, a Apae de Faxinal dos Guedes trabalha com 66 alunos, além de 12 alunos do Saede. Existe uma programação nos outros dias desta semana, dedicados a esta causa especial.

Dia 22 de agosto, acontecem atividades recreativas na Praça em Faxinal dos Guedes, a partir das 14h. Dia 23 de agosto, tarde dançante em Ponte Serrada. Dia 24 acontece a Gincana da Apae. Dia 25 haverá uma missa na Igreja Matriz de Faxinal dos Guedes, às 18h. Dia 27 de agosto, apresentação com o Grupo de Violino do Professor Simão Wolf, às 14h. E no encerramento, dia 28 de agosto, acontece a Noite Cultural no Salão Paroquial às 19h30.

A direção da Apae convida toda a comunidade para participar desta semana tão importante de ações voltadas ao bem estar destes cidadãos.