Adolescer Saudável nas escolas

adolescência é o momento em que os jovens começam a conhecer a relação entre um homem e uma mulher. Trata-se da etapa da vida em que ocorrem a maturação sexual, o acirramento dos conflitos familiares, valores e comportamentos que irão determinar sua vida futura.

Para orientar estes adolescentes de Faxinal dos Guedes, a Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto Adolescer Saudável. O objetivo é informar, discutir, refletir sobre as características da adolescência, e assim, reduzir os riscos aos quais estes jovens se encontram mais expostos, como a gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS.

O trabalho é baseado em ações educativas promovidas pelas Equipes de Saúde na Família e envolve adolescentes que frequentam as 6ª, 7ª e 8ª séries. Ao todo são feitos quatro encontros, com duração de duas horas, sendo um por semana, com palestras, oficinas, sessões de vídeo, trabalhos em grupo e discussões de diversos temas. Neste dia 07 de agosto, a equipe iniciou o trabalho na Escola Municipal Santa Terezinha. Os alunos aprenderam um pouco mais sobre seu corpo, esta fase nova da adolescência e tudo o que é necessário para continuar tendo uma vida saudável.