Parceria entre Governo e Prefeituras leva sistema de videomonitoramento para mais 100 novas cidades

Florianópolis – A parceira entre o Governo do Estado e prefeituras de 100 municípios catarinenses, oficializada ontem, vai garantir mais segurança para a população. Em evento realizado no teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, foram assinados os convênios com as prefeituras que aderiram ao sistema de câmeras de videomonitoramento para 100 novas cidades (veja lista). A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento, que integra o Pacto pela Segurança.

Representado os municípios, o prefeito de Faxinal dos Guedes, Edegar Giordani, discursou no evento, destacando que a preocupação com a segurança hoje não se restringe às grandes cidades. “Essa ação do governo terá uma grande repercussão nas comunidades e vai colocar Santa Catarina como referência para o resto do país”, afirmou.

“É um grande ganho de qualidade operacional e de eficiência, porque a câmera agiliza todo o processo de investigação. A experiência que a gente tem nos municípios já atendidos demonstra que os ganhos são extraordinários. Temos conseguido diminuir muito os índices de violência”, afirmou o governador Raimundo Colombo. O Governo do Estado vai investir R$ 10 milhões nesta etapa do projeto, que contará também com contrapartidas das prefeituras. Cada uma das cidades receberá de seis a 10 câmeras de vigilância, conforme determinado em convênio, e a contrapartida das prefeituras varia de R$ 80 mil a R$ 105 mil.
Com a assinatura dos convênios, a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que farão a instalação e manutenção dos equipamentos. A previsão é de que as câmeras de vigilância comecem a ser instaladas no início de 2014.

As 100 cidades que receberão os equipamentos se somam a outras 51 que já contam com sistema de videomonitoramento urbano, contempladas pela primeira etapa do Programa Bem-Te-Vi. Com as novas 100, mais da metade dos municípios catarinenses terão cobertura pelo sistema. “Saímos de 13 centrais em funcionamento, quando iniciamos o processo de reestruturação do sistema, para 61 centrais instaladas. Hoje temos 1388 câmeras monitorando 51 municípios”, informa o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública. Ainda segundo ele a previsão é de que até o final de 2014 mais de 60% dos municípios catarinenses sejam atendidos com sistema de fiscalização eletrônica.

As câmeras inibem a prática criminosa e agilizam o tempo de resposta no atendimento às ocorrências. Elas são instaladas principalmente em locais com grande movimentação de pessoas, como praças, próximas a agências bancárias e escolas. As imagens também são compartilhadas com a Polícia Civil, o que facilita o trabalho de investigação e de identificação de criminosos.

O secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, agradeceu os investimentos do Governo do Estado no setor por meio do programa Pacto da Segurança, que vai garantir R$ 265 milhões em investimentos no setor. Entre exemplos das ações, Grubba apontou a entrega de 614 novas viaturas em 2012 e outras 1.640 até o início de 2014 e recomposição dos efetivos nas diferentes corporações que formam o sistema de Segurança Pública.

Entre as demais autoridades presentes, estavam o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro; o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli; o coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP; Tenente Coronel Vânio Luiz Dalmarco; e o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Pedro Zuchi, prefeito de Gaspar.

(fonte: Site da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina)