Reunião pública apresenta diagnóstico do PMSB de Faxinal dos Guedes

O município de Faxinal dos Guedes realizou nesta terça-feira (3), a Conferência para apresentação do diagnóstico final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).  A reunião pública aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como objetivo demonstrar a situação atual do município em saneamento básico, no abastecimento de água, tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. Além disso, também propor metas a serem alcançadas nos próximos anos.

Para chegar à elaboração do estudo a empresa responsável realizou seis reuniões, divididas entre a zona rural, Distrito da Barra Grande e centro, quando a população teve a oportunidade de participar e opinar. Todos os dados apresentados na reunião foram gerados através de um trabalho de doze meses.

De acordo com PMSB o município possui uma boa dinâmica no abastecimento de água, no entanto é preciso fazer pequenas melhorias. Já a coleta dos resíduos sólidos é feita corretamente, mesma situação verificada com a drenagem urbana, que não apresenta problemas. Ainda de acordo com o Plano, um dos grandes diferenciais de faxinal dos Guedes com relação à região Oeste, é que o município possui perto de 92% das residências com tratamento de esgoto, o que coloca a cidade como a de maior cobertura de tratamento de esgoto do Estado de Santa Cataria e um dos maiores do Brasil.

O PMSB deve ser realizado por todos os municípios, pois a partir do ano que vem o município que não tiver o Plano não poderá receber recursos a fundo perdido da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde).