Faxinal dos Guedes completa 56 anos

Historia:

Em 1910 era denominado “GRAMADO DA JOAQUINA ROSA”, pelo fato de seu território pertencer ao Sr. Saturnino Rosa Neto, o qual havia adquirido as terras da ex-colônia militar, parte integrante do município de Chapecó, então Território do Iguaçu.

Seu povoamento e colonização efetivos não fogem das demais comunas do Oeste: desbravamento feito por gaúchos, com predominância de ítalo-brasileiros, principalmente nas últimas décadas do século passado.

Quando foi considerada 7º (sétimo) distrito de Chapecó em 1942, surgiu o nome de FAXINAL DOS GUEDES, pela existência da família Guedes Ramos, proprietários de terras, Antônio José e Estevão Guedes Ramos, provindo daí o nome GUEDES. Quanto a FAXINAL pela característica do município, FLORESTAS FAXINAIS, identificada por pastagens, entremeadas de arvoredo esguio.
Neste mesmo ano, colonizadores iniciaram a venda de lotes das Fazendas Ressaca, Cerca Velha e outras. Construída a primeira Escola, a qual servia como Igreja Católica.

Por volta de 1943, foram abertas as primeiras ruas: instalação de uma casa comercial, a primeira serraria e ainda foi criado o Clube Recreativo Itagiba. As primeiras autoridades foram como Subprefeito o Sr. Antônio Ferminiano Pereira e como Escrivão de Paz, o Sr. Francisco Brita de Miranda.

Em 1958, como distrito do município de Xanxerê, Faxinal dos Guedes conseguia a sua emancipação, através da Lei Estadual nº 348 de 21 de Junho, verificando-se a instalação no dia 26 de Julho de 1958. Tendo como prefeito nomeado o Sr. Alexandre Antoniolli, e como primeiro prefeito eleito o Sr. Antônio Domingos Migliorini, o qual assumiu em 31/01/1959.

Faxinal dos Guedes pertence a zona fisiográfica do Oeste Catarinense limitando-se ao Norte com Abelardo Luz, ao Sul com Xavantina e Ipumirim, ao Leste com Vargeão e ao Oeste com Xanxerê e Bom Jesus. Integra-se a Associação dos Municípios da Região do Alto Irani (AMAI).
Atualmente o município tem área de 306 m², sendo que pelo IBGE, tem 10.770 habitantes, que moram no município incluindo o distrito da Barra Grande.