Educação empreendedora é inserida em Faxinal dos Guedes
A Secretaria Municipal de Educação de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, prepara novidades para 2022. Entre elas está a inserção da educação empreendedora, com oficinas, cursos e jogos digitais para alunos e professores do ensino fundamental. As ações buscam o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O objetivo é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo. As temáticas geram reflexão sobre desenvolvimento de competências empreendedoras para que o estudante decida fazer parte de um negócio ou para que tenha o seu próprio. A proposta incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e avaliarem as melhores possibilidades.
Para a diretora de educação, Daiane da Silva, investir em educação empreendedora vem ao encontro da necessidade de preparar crianças e jovens aos novos desafios. “Em um cenário em que o mercado de trabalho exige profissionais com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se às novas situações e de promover transformações”, ressalta.
Em 2022 serão capacitados com essa parceria do Sebrae/SC os professores da rede municipal de ensino. “Eles estão se programando para poder auxiliar seus alunos da melhor maneira possível, assim como para dar conta da demanda com as aulas e as atividades, conseguindo interagir e inserir as ações propostas pelo Sebrae/SC em sala de aula”, comenta.
Entre as soluções previstas para o próximo ano estão: Game Cidade dos Brinquedos (focado no âmbito de atendimento a uma demanda, explora os conceitos de atendimento ao público, gerenciamento de recursos e cadeia produtiva), Oficina Superando Barreiras com Criatividade (busca contribuir para que os alunos se reconheçam como empreendedores e desenvolvam os comportamentos empreendedores e as competências socioemocionais) e Curso Meu Dinheiro Meu Negócio (desenvolve habilidades para lidar com o dinheiro e estimula a conscientização sobre a importância de ampliar os conhecimentos em finanças).
Fonte: MB Comunicação