Aspectos Econômicos

AGRICULTURA

 

            Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa “terra cultivada ou cultivável”.

A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

            O município tinha como fonte de economia a extração de madeira e de erva-mate, passando mais tarde a agricultura e a pecuária, predominando a produção de erva-mate e criação bovina, suína e avícola.

            Na agricultura se destaca também como grande produtor de semente de soja e de milho.

Principais atividades desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura:

Programa da bovinocultura de leite – proporcionar um manejo adequado em todas as etapas de produção, através  do uso de tecnologias disponíveis (manejo sanitário e qualidade de leite)

Programa de gestão ambiental  – promover ações de sensibilização e comprometimento da população na base de atitudes, valores e conhecimento, visando a preservação, recuperação e manejo ambiental, para melhoria da qualidade de vida da população.

Programa de distribuição de dejetos e construção de esterqueiras – orientar a implantação de sistema adequado dos dejetos animais, para o uso nas lavouras de pastagens, melhorando a produtividade e renda do produtor e preservando o meio ambiente.

Programa de apicultura _

Programa de auto abastecimento –  Promover a qualidade de vida das pessoas, num processo de construção social através de ações educativa a produção, oferta e consumo de alimentos entre as famílias que residem nas áreas rurais.

Programa Jovem Rural – Promover a participação inclusa dos jovens em projetos e programas, para encontrar alternativas para bem viver no meio rural.

Programa de agregação de valores – agregar valores aos produtos de agricultura familiar, mantendo suas características, melhorando a qualidade, a legislação sanitária fiscal e ambiental. Estimular o estudo de mercados a organização de redes de comercialização, a certificação, bem como a inserção de atividades não agrícolas.

Programa de ensilagem – Proporcionar a suplementação da alimentação dos rebanho bovino em quantidade e qualidade em todas as épocas do ano.

Programa de inseminação artificial – melhoria da genética do rebanho bovino.

Programa de calcário – correção da acidez do solo, para aumento na produção e produtividade das lavouras.

Programa desenvolvimento florestal – Proporcionar o aumento de produtividade e renda ao agricultor; Preservação do meio ambiente, melhorando a capacidade do uso do solo.

Programa de limpeza de área – propiciar aos agricultores a oportunidade de utilizar as áreas possíveis de serem mecanizadas.

Programa de capacitação rural – integrar e capacitar as famílias para competirem adequando-se às necessidades exigidas pelo setor agropecuário.

Programa Cidade bem cuidada – tornar o município bem cuidado, despertando o sentimento de cuidado para com o meio ambiente, natureza e as pessoas, fortalecendo a identidade dos munícipes elevando sua autoestima.

 

INDÚSTRIA

 

            Após a instalação da primeira serraria em 1942, pois Migliorini e Grando e Cia LTDA, estas se multiplicaram e foram maior força industrial do município até a década de 60 e 70.

            A partir da década de 60 começaram a se instalar agroindústrias e fábricas de papelão.

            Faxinal dos Guedes conta hoje com industriais  que deixam o município em destaque em todo território brasileiro e em outros países. Destacamos

Avelino Bragagnolo Industria e Comercio

BRF Sadia

Madeireira Barra Grande

Entre outras.

 

COMÉRCIO

 

    O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

            Faxinal dos Guedes possui um variado ramo comercial, onde pode-se encontrar desde pequenos utensílios até itens de maior porte.

 

LAZER

 

O município possui 40 Km de rios.

No rio Chapecózinho localiza-se o Despraiado, uma área de lazer com local para camping, churrasqueiras, preservada área verde, água limpa que proporciona aos banhistas bons e agradáveis momentos juntos a natureza.

O Rio Cerca Velha (Boa Esperança) possui uma Queda D’água, local onde fica a Gruta Nossa Senhora da Salete, com belíssimo potencial para uso e lazer.

SADIAGRO – Pesque-pague com dois lagos e ampla área de camping para lazer.

PESQUE-PAGUE CRUSARO – (localizado próximo a Gruta de Boa Esperança) oferece uma excelente área de camping com piscina.

PCH Santa Laura  – Localizada na comunidade de Santa Laura – Faxinal dos Guedes.