Secretaria de Saúde alerta para importância da vacina contra a Febre Amarela
A Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor muscular, náuseas e vômitos, perda de apetite e fraqueza. Na fase aguda da doença os sintomas costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) emitiu um alerta no final do mês de janeiro para que as equipes de saúde intensifiquem as ações de vigilância e prevenção contra a febre amarela. Somente 10,6% da população do estado que deveria se vacinar contra a febre amarela procurou os postos de saúde.
No município de Faxinal dos Guedes, a vacina está disponível na Unidade de Saúde Central todas as terças- feiras. De acordo com a secretaria de saúde, qualquer pessoa não vacinada, independentemente da idade ou sexo, que se exponha em áreas de risco pode contrair a doença. É fundamental cobertura vacinal da população em todo o território nacional, esta é a principal forma de prevenir a febre amarela.
A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. A febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.