Programação do CMDCA reuniu centenas de alunos no Centro de Eventos

Dia 18 de maio foi comemorado o Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, com a intenção de chamar a atenção dos alunos e de toda a população da importância deste tema, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Faxinal dos Guedes, realizou no Centro de Eventos um dia inteiro de programação com o tema “Essa causa também é sua!! Proteja nossas crianças e adolescentes.”

Com a participação da Administração Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Conselho Tutelar o Centro de Eventos o auditório ficou lotado com a presença de alunos e professores que puderam assistir os espetáculos “Puxapé” e “Lembranças de Lili”, as apresentações foram divididas por faixa etária por tratarem de assuntos complexos e de grande relevância para os alunos.

O espetáculo “Puxapé” é aquele monstro invisível que fica escondido nos lugares escuros por onde as crianças passam quando fica noite, como: debaixo da cama, atrás da porta, dentro do guarda-roupas. Nos contextos dos “temas específicos”, e por sua vez se confunde com outros monstros, que vivem dentro de casa, nas ruas, enfim, no seu meio social, assombrando a vida de uma menina chamada Laurinha que tem uma boneca viva, com nome de Sapeca, com quem conversa, desabafa e conta seus segredos e temores.

Já o espetáculo “Lembranças de Lili” conta a história de uma criança grande que não quer apagar da memória as lembranças das histórias que ouvia na infância, Lobo Mau, Bruxa, Fada, Príncipes, Princesas e tantos outros que passam pelo imaginário infantil, e assim, da mistura de muitas histórias, surge uma nova história a ser contada. O espetáculo tem como principal objetivo aguçar a curiosidade das crianças em buscar na leitura a continuação ou o final de cada história.

Para a presidente do conselho, Francieli Serezina de Figueiredo a programação foi pensada por todo o conselho para que pudesse apresentar este assunto que nem deveria existir mas infelizmente precisamos encarar como realidade entre nossos alunos e sociedade em geral. “Acreditamos que foi um evento muito bom e a mensagem transmitida de forma clara e concisa através dos espetáculos apresentados neste dia” ressaltou Francieli.