Doze famílias são atendidas pelo Projeto de Consultoria em Apicultura no município

A Secretaria de Agricultura em parceira com o Sebrae, apresentou na semana passada o diagnóstico da atividade de nas propriedades das doze famílias, que participaram do projeto de consultoria em apicultura. Através do consultor Neuri Adolfo Riboli, foram identificadas situações como produtividade, tipos de colmeias usadas atualmente, manejos usados, colheita, armazenagem e comercialização.

O projeto teve como objetivo o melhoramento na cadeia produtiva do mel, realizando um planejamento de ações para ampliar a atividade apícola com profissionalismo. O plano de ação foi elaborado com objetivo de proporcionar um impacto de mudança levando em consideração cada propriedade, foram realizadas atividades técnicas de povoamento de novas colmeias usando técnicas de formação de núcleos de enxames, multiplicação de enxames, entre outras.

Segundo a produtora Claudia Olsson, que vem se profissionalizando na área apícola desde a realização do Programa do Empreendedor Rural, no ano passado, e participou também deste projeto de consultoria, o conhecimento técnico permitiu e que ela e seu esposo Léo Olsson, tenham o planejamento de manejo apiário anual em sua propriedade. “As técnicas apresentadas pelo consultor Neuri são fantásticas, através delas hoje sabemos fazer a troca de caxilhos velhos, a limpeza do apiário, alimentação e sabemos também identificar qual a melhor época da colheita, quando o mel está pronto. O mel é uma fonte de renda extra muito interessante, sempre acreditei nisso e acho que a partir deste projeto, muitos terão essa mesma visão”, ressaltou Claudia.