Apenas 33 faxinalenses fizeram a vacina contra a Febre Amarela desde o início da Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde, promove a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela que teve início no dia 20 de março e segue até 20 de abril. Nesse período, todos os moradores do município, a partir de nove meses de idade até 60 anos, devem procurar uma unidade de saúde central para se vacinar contra a doença.

A baixa procura da população preocupa a secretaria de saúde, até hoje (08), apenas trinta e três pessoas procuraram o setor de vacinas.  De acordo com a enfermeira Geni Bringhenti, a vacina está disponível durante o ano todo na secretaria de saúde. “A vacina está sempre disponível, mas, infelizmente, as pessoas só vão atrás dela quando os casos e, principalmente, as mortes começam a ser noticiados”, comenta Geni.

A febre amarela é uma doença grave que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Ela é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito, não há transmissão de pessoa a pessoa.

Os principais sintomas são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Alguns melhoram após esses sintomas iniciais. No entanto, entre 15% e 60% das pessoas que apresentam esses sintomas evoluem para a forma mais grave da doença.

Nos casos graves, a pessoa pode desenvolver algumas complicações como febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Destes que apresentam sintomas mais graves, entre 20% e 50% podem morrer.