APAE realiza atividades na Semana da Autodefensoria

Com o lema “Igualdade, Dignidade e Participação, dando voz e vez as pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla”, a APAE Paulo Denis de Faxinal dos Guedes, realizou nos dias 08 à 12 de julho, a Semana da Autodefensoria que tem como o objetivo valorizar o movimento e mobilizar a rede APAE como também demonstrar de forma concreta o respeito às opiniões das pessoas com deficiência.

No município, através da coordenadora Ana Rita de Sá e dos auto defensores Felipe José Alves e Terezinha Possamai foram realizadas diversas atividades em comemoração à semana. Na segunda-feira aconteceu o Dia da Beleza, onde os educandos receberam cuidados nos cabelos e unhas. Na terça-feira o auto defensor Felipe fez uma leitura sobre higiene e para finalizar o segundo dia, mateada com música e dança na escola.

Na quarta-feira, durante os períodos matutino e vespertino, os alunos da APAE participaram de uma gincana de integração com os alunos da Escola Integral Marilene Terezinha Migliorini, no ginásio do Bairro Rosa. Na quinta-feira, os alunos receberam os dentistas da Secretaria Municipal de Saúde para uma atividade de escovação, palestra e entrega de kits de higiene bucal.

Para encerrar a semana de comemorações, na sexta-feira (12), aconteceu na sede da escola a Festa dos Aniversariantes do primeiro semestre de 2019 e apresentação do Grupo de Viola Caipira. Para a coordenadora da semana Ana Rita, é um trabalho importante que oportuniza espaço e atividades para que as pessoas com deficiência lutem pela defesa de seus direitos, tomando suas próprias decisões a respeito de suas vidas, expressando ideias, desejos, expectativas e necessidades.