Unidade de Saúde do Bairro Rosa reforça a importância do aleitamento materno para Grupo de Gestantes
Mensalmente a equipe de saúde do Bairro Rosa, realiza o encontro com o Grupo de Gestantes, com o objetivo promover a compreensão do processo de gestação e todas as mudanças que acontecem durante este período. Além da troca de informações, as gestantes recebem o atendimento do médico e enfermeira.
As reuniões são organizadas pelas enfermeiras. Cada mês é um profissional diferente que fala temas referentes ao período gestacional. Neste mês de outubro o tema foi aleitamento materno. Durante a conversa a enfermeira Zuleica Guerra, falou sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida. “Também é importante a mãe saber que nenhum leite industrializado substitui o materno”, explicou a enfermeira.
Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho é o maior motivo para o abandono do aleitamento que, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.