“Com o Cidade Empreendedora nosso futuro promissor chegará mais rápido”

Liderança, desburocratização, compras públicas, educação empreendedora e Sala do Empreendedor, além das estratégias nas áreas do turismo, artesanato e oficinas criativas farão com que o município de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, avance nos próximos dois anos. Essas são algumas das soluções disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora ciclo 2021/2022 lançado, nesta quarta-feira (24), em solenidade virtual. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

“Faxinal dos Guedes tem aproximadamente 11 mil habitantes com potencial para crescer em vários setores econômicos. Exemplo disso é que produzimos a melhor semente de soja do Brasil. Com o programa, na área do agronegócio, queremos erradicar a Brucelose e Tuberculose do plantel local para agregar valor na produção leiteira, o que a médio e longo prazo beneficiará os produtores e o município. Outra inovação será no turismo, uma atividade que devemos explorar nos próximos anos, pois temos belezas naturais, áreas de lazer, rede hoteleira e queremos gerar emprego, renda e receita a partir dos turistas que compram em nosso comércio”, analisou o prefeito Gilberto Angelo Lazzari.

O gestor solicitou o comprometimento do setor empresarial para que o desenvolvimento possa ocorrer em sua totalidade. “Esperamos que os empresários acreditem no programa, pois em períodos de estagnação econômica as empresas necessitam de inovação e modernização. No ano passado tivemos o primeiro contrato e obtivemos bons resultados. Nos próximos dois anos intensificaremos essas ações voltadas ao desenvolvimento do município”, realçou. Segundo o vice-prefeito, João Carlos Zanetti, o programa será de grande importância. “Em um futuro breve seremos muito gratos pelos resultados alcançados”, adiantou.

De acordo com o secretário de Fazenda e Administração, Diomar de Souza, os empresários locais precisam de auxílio e incentivo para investirem em seus potenciais. “Nosso desejo é de que o município alcance o objetivo principal do programa que é instituir políticas públicas de desenvolvimento econômico e fortalecimento dos pequenos negócios. Agradecemos ao Poder Público por investir nesse programa”. Para o presidente do Legislativo, Lucas Gabriel Ramilo, é um orgulho ter essa parceria com o Sebrae/SC, que contribui na desburocratização e auxilia no desenvolvimento econômico com eficiência e agilidade.

PROGRAMA

O município tem aproximadamente 900 CNPJs ativos nos setores de prestação de serviços, comércio e indústria, além de cerca de 450 microempreendedores individuais (MEIs). Conforme o consultor articulador do Sebrae/SC na região oeste, Américo do Nascimento Junior, as soluções do Programa Cidade Empreendedora estão voltadas a atender bem o cidadão com informações que auxiliam na tomada de decisões assertivas e na segurança jurídica para a Administração Municipal apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas.

Por fim, o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, comentou que o Programa Cidade Empreendedora também atuará na educação empreendedora. “Deixaremos um legado nos estudantes do município, não apenas para que os alunos pensem em ser empresários, mas que tenham atitudes e comportamentos empreendedores. Sabemos que colheremos esses frutos em um ciclo de cinco a dez anos”, analisou.

Na oportunidade também foi realizado o kickoff meeting para alinhamento das ações do programa e apresentação das soluções disponíveis.

 

Fonte: MB Comunicação