Conselho Tutelar realiza Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Conselho Tutelar de Faxinal dos Guedes, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), em colaboração com o Serviço de Convivência e Secretarias de Assistência Social e Educação, realiza no decorrer do mês de maio, a campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha de proteção social das crianças e adolescentes tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prática do abuso e exploração sexual, infelizmente muito presente na sociedade e ações para informar à população sobre meio de denúncia e formas de proteção às crianças e adolescentes.

A Campanha.

A ação faz referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, em que se recorda o assassinato de Aracely, uma criança de Vitória (Espirito Santo) que foi encontrada morte, em 18 de maio de 1973, após ter sofrido diversos tipos de violência, dentre elas, abuso sexual. Nos anos 2000, o Brasil passou a reconhecer oficialmente a data como dia de luta contra essas manifestações de violência, através da Lei n° 9.970.

Em nosso munício será realizado um ato de mobilização para conscientização da sociedade sobre o tema no dia 18 de maio as 09:00 horas na praça municipal Ventura Migliorini.

Além dessa ação, os membros do Conselho Tutelar, farão apresentações de teatro nas escolas municipais e estaduais para os alunos do Pré I ao 9° ano sobre o maio Laranja mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os teatros iniciam a partir do dia 16 e tem como objetivo de conscientizar crianças e adolescentes para que não se calem diante de situação de abuso.

Qualquer situação deve ser denunciada de forma anônima, através do Disque Nacional dos Direitos Humanos (100) ou diretamente no Conselho Tutelar 3436-0022 e 99202-7294.