Secretaria de Saúde disponibiliza transporte para doadores de sangue

O último sábado, dia 18, foi marcado por mais um ato do Grupo Ação Pela Vida, de Faxinal dos Guedes. Cerca de 20 pessoas realizaram doação de sangue diretamente no Hemosc de Chapecó. O transporte dos doadores foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Ilma Mosena, que  mantém o grupo “Ação pela Vida” e organiza as doações, o apoio da Administração através da Secretaria de Saúde em disponibilizar o transporte para a doação é fundamental.

“Mantenho o grupo de doadores de sangue já faz alguns anos. Meu trabalho de forma voluntária é organizar os grupos conforme o número de vagas disponibilizadas pelo Hemosc nos dias agendados, fornecendo os dados solicitados para a doação  e  captando mais doadores quando não há voluntários suficiente para atender o número de vagas. A Prefeitura é nossa parceria fornecendo o transporte de forma exclusiva para o dia da doação”, cita.

O Secretário de Saúde, Flademir Cadore, frisa que podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, Cadore ressalta que o procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os faxinalenses interessados em participar da Ação, podem entrar em contato diretamente com Ilma por meio do telefone: (49) 9 8834-0119.