Cerca de 30% das mulheres que agendaram exames não compareceram no Dia D de Saúde

A Secretaria de Saúde de Faxinal dos Guedes realizou no último sábado, dia 21, um evento especial em comemoração ao Outubro Rosa. O “Dia de Saúde” ofereceu uma série de ações alusivas à campanha, incluindo exames para mulheres. No entanto, um dado preocupante foi observado durante o evento, 30.72% das mulheres que agendaram as consultas não compareceram.

O Secretário de Saúde, Flademir Cadore, relata a preocupação em relação à baixa adesão da comunidade ao evento, tendo em vista que o horário de atendimento das Unidades de Saúde foi diferenciado e a equipe para atender era formada por enfermeiras, técnicas e agentes de saúde.

“O Outubro Rosa é uma oportunidade crucial para promover a saúde das mulheres. A falta de cerca de 30% das pacientes agendadas para as consultas é motivo de preocupação, pois isso significa que outras mulheres que poderiam ter sido atendidas não puderam ser beneficiadas”, disse o Secretário Cadore.

Ele acrescentou que a Administração Municipal está comprometida em fornecer serviços de saúde de qualidade e conscientização, mas a colaboração da comunidade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas. O Secretário Cadore enfatizou a importância do autoexame.

“A Secretaria de Saúde continua incentivando as mulheres a participarem das ações do Outubro Rosa e a realizarem exames preventivos para garantir sua saúde a longo prazo, por isso, se você não pode comparecer no Dia D, procure a sua agente de saúde ou a Unidade e faça seu exame”, disse.