Faxinal dos Guedes participa de estudo sobre Competências Socioemocionais

A Rede Municipal de Educação de Faxinal dos Guedes foi convidada a participar de um estudo sobre competências socioemocionais de estudantes da Educação Básica. A pesquisa está sendo conduzida por uma equipe da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Gênios Educacional.

O estudo busca medir habilidades como autoconhecimento, gestão emocional, empatia e relacionamento interpessoal, elementos essenciais para uma educação mais completa. O objetivo é aplicar questionários a estudantes do 5º ao 9º ano, bem como a professores e familiares de crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para entender melhor essas competências.

A Secretária de Educação de Faxinal dos Guedes, Jusara Reis, afirmou que o estudo é uma oportunidade para promover uma educação mais eficaz e inclusiva, além de contribuir para pesquisas científicas sobre o tema. Com os resultados, a rede municipal pretende implementar programas que reforcem as habilidades socioemocionais dos alunos.

Os dados do estudo devem ser divulgados ao longo do ano, e a expectativa é que eles possam ajudar a guiar políticas educacionais futuras e inspirar outras redes a focar no desenvolvimento socioemocional de seus estudantes.