Campanha de Vacinação contra influenza 2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes, seguindo orientações repassadas do Ministério da Saúde iniciou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza  a qual se estenderá até o dia 19 de maio. O dia D campanha acontecerá no dia 13 de maio, nesta data a Unidade de Saúde Central atenderá das 08h 00 min às 17h 00 min sem fechar ao meio-dia.

A vacinação será oferecida gratuitamente a toda à população alvo conforme normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir internações, complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelo virus da influenza. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médico. Pedimos a todos os munícipes que apresentem a caderneta de vacinação, cartão SUS e carteira de identidade ao se apresentarem no posto de vacinação.

Esse ano houve ampliação do público-alvo para a vacina, que passa a incluir  os professores da rede pública e privada.  Outros grupos para quem a vacina é indicada são idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, presos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Segundo o Ministério da Saúde, tratam-se de grupos com maior risco de complicações devido à gripe; daí a recomendação para que sejam vacinados.  Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão com comorbidade, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica. A meta nacional deste ano é vacinar 90% do público-alvo, índice maior do que nos anos anteriores, quando a meta girava em torno de 80%. A mudança ocorre devido ao aumento na adesão à vacina nos últimos anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes destaca que nossas equipes estarão preparadas para atender o público alvo que são aproximadamente duas mil e setecentas pessoas a serem imunizadas em nossa cidade.