Curso de inseminação artificial em bovinos qualifica produtores do município

A Secretaria de Agricultura, Senar e Sindicato Rural promovem o curso de inseminação artificial em bovinos destinado a produtores e trabalhadores rurais do município com o objetivo de desenvolver a atividade leiteira através do método, com inovações na linha de melhoramento genético.

Durante a capacitação os alunos aprendem a parte teórica e prática do procedimento, são 20 horas de aula teórica onde os alunos são orientados sobre o que é a inseminação artificial, a forma correta de descongelamento de sêmen, orientações sobre o aparelho reprodutivo das fêmeas, como funciona o ciclo estral dos bovinos para um melhor aproveitamento, manejo reprodutivo e nutricional e observação do cio. Nas 20 horas de aula prática o aluno aprende desde a condução da pipeta e a efetiva inseminação artificial.

 Os alunos interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, o curso é totalmente gratuito e ao final os alunos recebem um certificado emitido pelo Senar.

O Secretário de Agricultura André Kilpp de Figueiredo afirma que este curso é de extrema importância, pois capacita produtores de leite a fazer a inseminação artificial que é um importante processo para o melhoramento genético do rebanho no município.