Assistência e Educação realizam reunião da Rede de Proteção Social

Desde julho do ano passado, o governo municipal tem procurado fortalecer o trabalho intersetorial entre as políticas públicas da saúde, educação e assistência social, juntamente com os diferentes órgãos e entidades do município.   Criou-se então, a Rede de Proteção Social, com o objetivo de ser um espaço de debate, deliberações, construção em conjunto de fluxogramas e protocolos de atendimento, a fim de melhorar a qualidade da oferta de serviços à população.

Ao longo do primeiro semestre do presente ano, os encontros mensais serviram para que cada secretaria fornecesse informações acerca dos trabalhos que vem sendo realizados pelos seus colaboradores, com especificações dos programas, projetos e ações desenvolvidas à comunidade.

Na data de 31 de julho do corrente ano, finalizou-se as apresentações e está sendo construído os protocolos de atendimento. A Rede de Proteção Social é um espaço democrático que visa a construção de ações de planejamento estratégico para garantir o acesso aos usuários ao conjunto de serviços públicos ofertados pelo ente público.

Fazem parte desta rede as seguintes entidades: Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e estaduais, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Proteção Social Especial, Secretaria de Agricultura, Departamento de Cultura, de Esporte, APAE, Hospital São Cristóvão, Corpo de Bombeiros, CONSEG, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Os encontros são mensais, com pautas pré-definidas e coordenadas por um Grupo Organizador, composto por membros da Secretaria de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar. Neste segundo semestre os trabalhos da Rede visam o estudo de casos atendidos por estes órgãos e entidades, com o apoio da Assessoria Viver Desenvolvimento.